sábado, 5 de maio de 2007

Um filme ...tantos filmes!

Há um filme que vi em 2004 de que gostei muito e hoje apetece-me falar dele. É um filme italiano (e eu gosto muito do cinema italiano, sobretudo do neo-realista). Este é recente (não é do neo-realismo), mas é um filme muito humano, que levanta problemas sociais também. É um filme de sentimentos, num estrato médio da sociedade. Aflora de leve as questões do desemprego em paralelo com o aumento do capitalismo em Itália. Não pretende ser um filme político, mas a política está lá, onde a quisermos ver, porque os problemas sociais não indissociáveis dos políticos. As questões sociais estão realmente presentes na "Melhor Juventude". É o percurso de uma família desde 1966 até 2003. É um filme de amizade, de contestação, de contradições, de opções, de generosidade, de tristezas e alegrias... é um filme humano com os defeitos e virtudes das pessoas, em que o protagonista vai ser um médico psiquiatra que, sendo um homem, de certa forma, sofredor é um entusiasta pela vida e com esperança no que acredita (mais profissionalmente) ...
Por falar em filmes... Quando estava na minha década dos 20 anos (até aos 24/25) o Cineclube do Porto foi para mim uma escola de cinema. http://www.cineclubedoporto.canalblog.com/ Continuo cinéfila, mas mais com recurso ao DVD em casa. O tempo parece menor... Recordo "S. Miguel tinha um galo", "Um dia inesquecível", "Tão amigos que nós éramos", "Belissima", "Libera, Amore mio" e tantos outros...
Recordo três filmes que vi, ainda antes do 25 de Abril (como? - não foi no cineclube, embora os meus pais fossem sócios nessa altura). Com o meu pai vi "Les Jeux Interdits"; com a minha mãe "O Milagre de Milão" e com a minha irmã "Quando passam as cegonhas"...
Quem me dera voltar a ver esses filmes e outros... Será que algum(a) cinéfilo(a) me poderá dizer como?...
Uma vez que não tenho ido às sessões do cineclube e não vou tanto ao cinema, espero pela minha aposentação para poder frequentar a Universidade Popular do Porto http://www.upp.pt , onde, entre outras matérias, poderei aprender mais sobre cinema e ver mais filmes em sessões comentadas...
Olmanita

Um comentário:

Anônimo disse...

Já não tivemos lugar disponível na festa de homenagem a Adriano Correia de Oliveira, mas fiquei a saber que tens um blog. Parabéns. A professora tem de acompanhar os alunos!
Rui