domingo, 6 de maio de 2007

Agora e sempre, juventude está presente!




Pegando em palavras de uma canção de José Mário Branco, da qual gosto especialmente, vou reflectir sobre o ser jovem.
"(...) Foi um sonho mau que já passou (...) vi tanta esperança andar à solta que não hesitei (...) quando a nossa festa se estragou e o mês de Novembro se vingou (...) e agora eu olho à minha volta vejo tanta raiva andar à solta (...)"
Vivemos um sonho mau, outra vez!... Esse sonho mau não se combate com a raiva, embora a nossa revolta esteja latente nos nossos momentos de desânimo, que podem ser limitativos da nossa acção. A juventude foi durante o fascismo, é actualmente e será no futuro, o principal motor da real mudança porque são os jovens, os construtores de um Portugal com mais justiça social, mesmo com adversidades pelo caminho. Não é com raiva, mas com determinação e combatividade.
Foi essa combatividade e determinação que eu vi, em 5 de Maio, no comício da JCP (juventude comunista), vanguarda da juventude portuguesa porque está sempre na primeira linha das lutas, por melhores condições de trabalho para os jovens e para toda população.
Ser jovem é muito mais que uma idade... ser jovem é participar, é estar atento(a) é dizer presente nas lutas... e agora há uma luta, em que vamos estar empenhado(as) jovens e menos jovens, que é a próxima Greve Geral.
Também já fui jovem... mais forte... Mas continuo a ser determinada e combativa...
Olmanita








Nenhum comentário: