sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ser Professor(a) hoje...

Ser professor(a) hoje está a tornar-se uma das profissões mais difíceis...
As crianças, de um modo geral, na escola em que trabalho são agressivas, irreverentes e desinteressadas das actividades escolares.
Trabalho numa escola em que não se falta. Trabalho numa escola em que impera o carinho e a preocupação pelos problemas que as crianças trazem de casa. Trabalho numa escola em que são as professoras que se empenham para que tudo decorra com normalidade. Frequentemente, essa normalidade é abalada pela "população que a ministra ganhou".
Com isto quero dizer que alguns encarregados de educação, da maioria destas crianças, não conseguem, não querem perceber o nosso papel, enquanto professores e educadores... Insultam-nos, ameaçam-nos... em vez de virem falar connosco educadamente para dirigirmos o barco na mesma direcção.
Tenho 32 anos de serviço e já encontrei muita gente diferente... já encontrei crianças difíceis, mas assim , não, nunca!... Não me refiro só a alunos meus, mas a uma parte significativa das crianças da Escola, mesmo do Jardim de Infância.
Foi para isto que a ministra ganhou a população?
A ministra que devia estar ao lado dos professores, permitindo-lhes melhores condições de trabalho.
A ministra que devia, estar em conjunto, com o empenhamento dos professores, na perspectiva da construção de uma escola pública de qualidade e gratuita.
Como pode haver qualidade de ensino, nestas condições?...
Querem salvar o défice à custa de quem trabalha... e os verdadeiros atentados ao despesismo continuam impunes...
Estou farta!... Estou desanimada... Sempre dei o meu melhor!...
Por isto e por todos os atentados à justiça em Portugal, faço Greve Geral no dia 30 de Maio!
A Luta continua!...
Olmanita

Nenhum comentário: