sábado, 13 de março de 2010

A propósito do Dia Internacional da Mulher

O espectáculo do dia 7 de Março (domingo) comemorativo do Dia Internacional da Mulher (8 de Março - segunda-feira) foi muito interessante!... Gostei muito!...
Porquê festejar o Dia Internacional da Mulher? Porque se assinala a luta das mulheres trabalhadoras, nos seus direitos à igualdade de oportunidades e nas questões laborais.
Não mais uma mulher deve ser sustentada por um homem; não mais a discriminação por se ser mulher; não mais a subserviência e a humilhação.
A condição feminina é também uma questão cultural que tem evoluido, ao longo dos tempos, com avanços e recuos, no sentido da libertação em que, lado a lado, homens e mulheres construam uma sociedade mais justa.
Festejar o Dia Internacional da Mulher não é um encontro só de mulheres; não é dia para a mulher "descansar"; não é afastar as mulheres dos homens, nesse dia... É com estas ideias e este tipo de atitudes que querem, alguns e algumas, desvirtuar este dia...
Festejar o Dia Internacional da Mulher é lembrar que, ao longo de séculos, houve mulheres que se afirmaram pela diferença, mesmo em relação a outras mulheres; é recordar que trabalhadoras deram a vida em luta por reivindicações como horários mais justos e/ou melhores condições laborais; é recordar, entre outras, Leonor da Fonseca Pimentel, Rosa Luxemburgo, Clara Zetkin, Virgínia Moura, Maria Lamas, Maria Machado; é assumir a solidariedade com as mulheres palestinianas e saharaui, integradas na vasta luta desses povos pela independência.
Festejar o Dia Internacional da Mulher é também enviar um abraço de ternura a todas as anónimas, tão vivas e intervenientes, que quotidianamente, em todo o mundo, erguem melhores dias... para toda a humanidade...

Um comentário:

Graciete Rietsch disse...

Que coisa mais linda,Olga. Além de muito bem escrito tens lá tudo,quanto a mim, deve ser o objectivo da luta das mulheres. Mulheres e homens devem lutar lado a lado pela igualdade de oportunidades, pelo companheirismo, pela colaboração e sempre, sempre por um mundo melhor.
Mas também me vieste fazer sentir remorsos porque eu nunca falei na nossa grande VIRGÌNIA DE MOURA.
Vou tentar repara essa falta da qual me está a custar perdoar-me.
Um grande beijo OLMANITA e muitos parabéns. É muito lindo o que escreveste.