domingo, 20 de março de 2011

Josefina Aldecoa

Foi com o meu amigo Carlos que fiquei a conhecer e a admirar uma grande mulher espanhola - Josefina Aldecoa. Foi também este amigo que me informou do recente falecimento desta mulher que foi professora, pedagoga e escritora.
Dos livros que li desta romancista, destaco "Historia de una maestra". Este livro trata da vida de uma professora em luta contra a ignorância e o caciquismo, desenvolvendo o sonho de construir a mudança com o advento da República.
Sonho esse, resistente durante a guerra civil; reprimido e adiado durante o franquismo; retomado na actualidade...
É com este simples apontamento que lhe presto homenagem.
Obrigada Carlos, por me teres apresentado esta amiga.
Até sempre amiga Josefina!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Não conheço a escritora, mas foi muito bonito o que escreveste sobre ela.

Um beijo.

sopenha disse...

Fico muito contente por teres escrito este post. Já agora quero partilhar contigo um outro bonito post referente a um escritor espanhol, que como Josefina Aldecoa também veio da Castela para viver numa aldeia da minha terra, Cantábria. A aldeia chama-se Molledo, e o escritor?

http://javierlezaola.wordpress.com/2010/03/15/

Abraços