domingo, 20 de junho de 2010

José Saramago

Um dia li "Memorial do Convento" e fiquei fascinada. Um dia li "Levantado do chão" e fiquei emocionada. Um dia li "A jangada de pedra" e fiquei deslumbrada...
Não li toda a obra de José Saramago, mas registo aqui outros livros de que também gostei muito como "O Envangelho segundo Jesus Cristo"; "Ensaio sobre a cegueira" .
Curiosamente não gostei tanto de "Todos os Nomes"; Ensaio sobre a lucidez"; "Caim"...
Gostei muito,mas muito da história para crianças "A maior flor do Mundo", que ela é também um desafio à imaginação e criatividade das crianças que a lerem . Sinto que preciso de reler alguns destes livros, os de que gostei mais e os de que gostei menos, mas vou começar a ler brevemente "As intermitências da morte."
José Saramago foi um Homem controverso em certas posições que tomou, com algumas concordei, com outras não... Mas a vida é feita de encontros e desencontros que em nada tiram o real valor que as pessoas têm. É o caso deste grande escritor, Prémio Nobel da Literatura, cuja notícia, em 1998, me deixou cheia de alegria, logo de manhã com uma enorme novidade para as minhas pequenas crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
José Saramago continuará a ser um marco de referência quer na sua dimensão cultural, quer na sua dimensão humana.
Até sempre!

Um comentário:

Graciete Rietsch disse...

Gostei muito deste "post" Olga e concordo com tudo o que dizes sobre o escritor.Mas gostei bastante do Ensaio sobre a Lucidez que me parece ser um cmplemento do Ensaio sobre a Cegueira.
O nosso Saramago continuará entre nós.

Um beijo.