domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Pas difficile"



Esta canção de Anne Sylvestre é uma abordagem à miséria que se vive em toda a Europa.
Foi na Aliança Francesa do Porto, onde sou aluna, que o meu professor nos apresentou esta cantora francesa e na turma analisámos, através da letra da canção, as condições de vida cada vez mais agravadas pelo galopante desemprego que vivemos em Portugal, mas também em toda a Europa.
É uma canção de 1986, mas atualíssima, nos dias de hoje, em pleno século XXI.
É um alerta, com alguma melancolia e certa desilusão perante esta realidade.
Eu sei que é pela luta que as transformações sociais virão e acerdito que uma vida mais justa pode ser vivida, mas também tenho os meus momentos de desilusão... E até tenho participado nas lutas que se têm organizado.
Mostra o drama dos "sem abrigo"... que serão cada vez mais se as políticas não mudarem.
Haver povos em que uma grande parte da população vive em condições degradantes e alguns são"salvos" pela corrupção e as fugas aos impostos... é uma vergonha!...
Não é preciso haver uma sociedade muito rica... É urgente uma melhor distribuição da riqueza de modo a que a saúde, a educação e as necessidades básicas sejam realmente asseguradas a todas as pessoas.


Um comentário:

Graciete Rietsch disse...

A canção é linda e a voz da cantora,muito boa.
Se não houvesse outras razões, esta canção já justificava a tua frequência na Aliança Francesa.
E, depois, a língua é linda. É a língua para falar de amor.

Um beijo.