quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Amanhã estarei mais uma vez na Festa do Avante!

Depois de ouvir José Mário Branco "Canções escollhidas (71/97)" e Luísa Basto "Venceremos", ouço a voz forte de José Carlos Ary dos Santos "As Portas que Abril Abriu"...
Às vezes sinto-me triste porque Portugal sofre ataques cobardes dos governantes e de alguns grupos interessados só no enriquecimento do capital em que cada dia que passa, provocam mais pobreza, menos produção e ameaçam a juventude, os mais velhos, os desempregados.
Mas a única voz presente na denúncia desta situação,que nunca é convenientemente difundida pelos meios de comunicação  nacional, não deixa de estar presente... E nos dias 7,8 e 9 de setembro (começa já amanhã) vai ouvir-se, vai sentir-se, vai viver-se.
Vai viver-se mais uma FESTA DO AVANTE... Uma festa de amizade, de solidariedade e partilha  de ideais. Eu estrei lá, irei trabalhar lá um turno porque a Festa é nossa e somos nós, com a nossa militância, que a construimos e a mantemos... que a fazemos!
Nesta Festa do Avante, onde se reencontram amigos, onde se podem fazer novas amizades, onde há música, teatro, cinema, ciência, comunicações políticas, debates, desporto e tantas, tantas outras iniciativas viveremos três dias diferentes e retemperaremos forças para enfrentarmos as dificuldades que se avizinham, para darmos respostas às novas medidas de austeridade que já começaram a ser divulgadas...
Por isso, vou à Festa do Avante!...
Será também outra forma de fazer sentir que o 25 de Abril está presente na memória de muitos portugueses e muitas portugueses... O 25 de Abril que, embora esteja ameaçado e em retrocesso devido às políticas de direita que se têm desenvolvido ao longo destes últimos 30 anos, nós comunistas não deixaremos acabar, apesar dos ataques sistemáticos que lhe fazem.
E assim, também na Festa do Avante 25 de Abril Sempre, Fascismo, Nunca Mais!

 " (...)
E agora ninguém mais cerra as portas que Abril Abriu."